Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Ato religioso e Almoço de confraternização encerram comemorações dos 20 anos do Ministério da Defesa

Brasília, 24/06/2019 – Cerca de 500 colaboradores, entre militares e civis, participaram, nesta segunda-feira (24), de Ato Religioso e de almoço em comemoração ao 20º aniversário do Ministério da Defesa (MD). O evento ocorreu no Refeitório do Comando Militar do Planalto (CMP), localizado no Setor Militar Urbano, em Brasília.

No Ato Religioso Ecumênico, houve a leitura de trechos bíblicos pelos capelães militares e discursos que trataram de fé, fraternidade, união e esperança. A abertura foi conduzida pelo padre Paulo Roberto Moliterno da Costa, pelo capelão pastor da Marinha, Capitão-Tenente Firmino Wagner da Silva e pelo comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia, representando o segmento espírita.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, agradeceu e parabenizou todos os militares e civis que fazem parte da Pasta. O servidor civil Wismar Gomes da Silva, com 45 anos de casa, foi convidado pelo Ministro e homenageado pelos muitos anos de dedicação ao Ministério.

Ministro e servidor civil Wismar Gomes

“Começamos o almoço pela profissão de fé e temos ainda o prêmio de desempenho funcional, o qual está sendo bem representado com vários setores”, declarou o Ministro Fernando.

Tahisa Kuck, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), esteve entre os dez servidores civis e militares condecorados com o Prêmio do Mérito Funcional. “É motivo de bastante orgulho ver os civis desse órgão sendo lembrados numa data tão especial para o Ministério da Defesa”, disse Tahisa.


Tahisa Kuck, servidora do Censipam

Em discurso, o Ministro Fernando ressaltou que a Pasta herda amplo legado vindo das três Forças. “Não são 20 anos, a nossa origem vem da criação do Ministério da Marinha e do Ministério da Guerra, o Ministério do Exército, acrescentados pela nossa Força aérea, então nós vamos completar 200 anos”, afirmou.

Para o Ministro Fernando, a ocasião dos 20 anos do Ministério é o momento para comemorar “a história, a tradição e a participação de militares e civis na vida do país”.

Há seis anos no MD, o Capitão de Mar e Guerra Sérgio Cysne Vieira de Sousa Filho, diz que o convívio no local é uma oportunidade de interagir com as outras forças e de conhecer o verdadeiro sentido da integração. Para o militar, o ato religioso possui aspecto inclusivo.


Capitão de Mar e Guerra Cysne

“Trata-se de um evento ecumênico pela sua natureza, respeitando a fé individual. Mas que denota acima de tudo a congregação, a fraternidade entre os membros do Ministério da Defesa, independentemente do credo religioso”, ressaltou.

A servidora civil, Leonor Maria da Silva, há 15 anos trabalha na área de gestão de pessoas do Ministério. Leonor ingressou no Exército, em 1978, por meio de concurso público, até ser convidada para assumir o cargo na Defesa. Ela lembra do aprendizado adquirido com os antigos chefes no Ministério e destaca a importância do momento ecumênico. “Em qualquer situação você busca a presença de Deus, é um momento ímpar”, disse.

Há quatro anos o Primeiro-Sargento Jozelei Pinheiro da Silva cumpre expediente no MD. No Exército desde 2001, ele ilustra o aprendizado em trabalhar de forma integrada com outras forças. “A primeira unidade que estou servindo em Brasília é o Ministério da Defesa. Eu servia sempre em tropa e só tinha a visão de Exército. No MD conheci as áreas administrativa, operacional e os exercícios conjuntos com outras Forças”, declarou.


Primeiro-Sargento Jozelei Pinheiro

Damásio Alves Linhares Neto é servidor cedido da Controladoria Geral da União (CGU) e exerce a função de gerente da Divisão de planejamento da Secretaria de Orçamento e Organização Institucional (Seori). Damásio está servindo ao MD pela segunda vez. No período de 2011 a 2016 atuou como gerente da auditoria.

“Tenho participado mais de eventos como este nessa minha segunda vinda ao MD. Antes trabalhava no controle interno e tentava me afastar um pouco dessas cerimonias que poderiam comprometer a imparcialidade exigida para fazer auditoria”, comentou o servidor sobre o almoço.

Damásio falou ainda sobre a importância de conhecer o trabalho dos outros na Pasta e de se confraternizar com os colaboradores de outros setores. “É o momento que você pode expandir conhecimentos, saber o que as outras pessoas fazem, conversar sobre os outros projetos e conhecer melhor o ministério como todo”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Secretário-Geral do MD, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, os Chefes de Assuntos Estratégicos, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, de Logística e Mobilização, General de Exército Laerte de Souza Santos.

Por Lane Barreto
Fotos: Alexandre Manfrim/ASCOM MD

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Array

X