As Guarnições de João Pessoa e Bayuex, na Paraíba, celebraram a Páscoa dos Militares

JOÃO PESSOA/PB – No dia 5 de julho de 2023 as Guarnições de João Pessoa e Bayuex, na Paraíba, tiveram a alegria de celebrar a Páscoa dos Militares. A concelebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira, e concelebrada pelos capelães militares: Tenente-coronel Veterano Justino; Capitão de Corveta Jailson, Capelão do Comando do 3º Distrito Naval; Capitão Sonival Marinho da Silva, Capelão do Comando da 7ª Região Militar; 1° Tenente Deivson Silva de Santana, Capelão do 1º Grupamento de Engenharia;  e o Pe. Cícero Salvador, Capelão da Polícia Militar da Paraíba.

A celebração aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Júlia, na cidade de João Pessoa e contou com a presença de todas as Organizações Militares do Exército nas Guarnições de João Pessoa e Bayeux além da Polícia Militar da Paraíba, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército.

A Páscoa dos Militares confirmou o espírito de unidade e força existentes na vida da caserna. Na oportunidade, durante a homilia, Dom Marcony fez questão de lembrar a necessidade do testemunho do Cristo Ressuscitado na vivência diária da Família Militar: “É necessário que nos aproximemos e olhemos para o túmulo de Jesus e, vendo que Ele não está lá, testemunhemos na Caserna, com as palavras e ações, a força viva de Deus que está no meio de nós”.

A celebração da Páscoa dos Militares foi uma excelente oportunidade para que os 450 militares presentes e cerca de 50 civis pudessem se aproximar mais da presença atuante do Ordinariado Militar entre as Forças Armadas e Forças Auxiliares.

PÁSCOA DOS MILITARES – A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar da festividade religiosa.

Veja mais fotos no Flickr OMB:

Texto/Fotos: Pe. Deivson – Capelão do 1º Grupamento de Engenharia.