Arcebispo prestigia celebração de Convênio entre CIASC e Arquidiocese do Rio de Janeiro

No dia 06 de novembro, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, participou de uma cerimônia militar na qual ocorreu a assinatura do convênio entre o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em benefício do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

A cerimônia foi presidida pelo Contra Almirante, Fuzileiro Naval, Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante do CIASC, e contou com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, além de várias autoridades civis e eclesiásticas.

O Programa Forças no Esporte desenvolvido no CIASC ocorre em parceria com a Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Para possibilitar sua execução, a Capelania do CIASC atuou junto às Paróquias da Ilha do Governador, convidando os respectivos Párocos a instalar a Pastoral do Menor em suas comunidades e, posteriormente, a atuar em parceria com a Organização Militar.

Após a assinatura do convênio, o Contra Almirante Carlos Chagas expressou seu contentamento pelo desempenho do programa que atingiu a marca de 250 crianças e jovens assistidas. Em seguida, o Cardeal Dom Orani agradeceu os Capelães pelo auxílio que prestam em diversos trabalhos pastorais na Arquidiocese do Rio, e sublinhou a importância deste convênio que possibilitou a instalação da Pastoral do Menor em todas as Paróquias da Ilha do Governador, motivo de grande júbilo para a Igreja Particular do Rio de Janeiro.

O PROFESP é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, e tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de jovens, e beneficia anualmente cerca de 12 mil crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos em situação de risco social. No CIASC, as crianças frequentam aulas de inglês, literatura, informática, dança e música, além de praticar diversas modalidades esportivas. O Programa ainda oferece alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.