Arcebispo Ordinário Militar realiza visita pastoral à Guarnição de Juiz de Fora

No período de 23 a 27 de outubro, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, a convite do General de Brigada Carlos André de Alcântara Leite, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) de Juiz de Fora, MG, realizou uma Visita Pastoral às suas várias unidades militares, acompanhado pelo mesmo General e pelo Capelão da Brigada, Padre Renato.

A visita teve início em Petrópolis, na tarde do domingo 22 de outubro, tendo a comitiva se hospedado no HTO do 32º Batalhão de Infantaria Leve, sediado naquela cidade serrana. Na segunda-feira, dia 23 de outubro, o Arcebispo foi recebido com honras militares pelo Comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve (32º BIL), Tenente-Coronel Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, e participou da formatura, quando dirigiu a palavra à tropa.

Em Juiz de Fora, no mesmo dia 23 de outubro, Dom Fernando visitou as instalações do 4º Depósito de Suprimento, onde foi acolhido pelo Sub Comandante, Major Edson Tito Vieira Canto, estando ausente o Comandante em missão. O Arcebispo pode conhecer de perto a importância das atividades exercidas por aquela unidade militar, que serve todos os quartéis da Brigada, primando pela qualidade dos produtos e pelo profissionalismo de seus militares.

Na sede da 4ª Brigada, na manhã do dia 24 de outubro, o Arcebispo presidiu a formatura militar, tendo dirigido a palavra aos militares ali reunidos. Em seguida, dirigiu-se ao Hospital Geral de Juiz de Fora, onde foi acolhido pelo Diretor do Hospital, Tenente-Coronel Ruy Terra Filho, e percorrido as várias instalações e a Capela, onde foi homenageado por fieis que participam daquela comunidade.

Na tarde do mesmo dia 24 de outubro, o Arcebispo visitou o 17º Batalhão Logístico Leve (17º B Log L) e o 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), acolhido com honras militares pelos seus Comandantes, respectivamente, Cel Eric Cardoso dos Santos e Cel José Nelson Apolinário. Após uma rápida visita às instalações, Dom Fernando pronunciou uma palestra de formação aos militares reunidos nos auditórios das OMs.

Pela manhã do dia 25 de outubro, Dom Fernando visitou o Colégio Militar de Juiz de Fora, acolhido por seu Comandante e Diretor de Ensino, Coronel Fernando Antonio Pinto de Oliveira. Uma bela formatura militar, composta pelos alunos e militares que servem àquela instituição de ensino, deu a oportunidade ao Arcebispo de pronunciar vibrantes palavras, dirigidas aos jovens, acerca do valor da educação sob o prisma da Doutrina dos Valores Militares, exortando-os a unirem sempre, em suas vidas, um caráter firme, juntamente com o profissionalismo e a cidadania, indispensáveis para a construção de uma autêntica sociedade brasileira. Do Colégio Militar, o Arcebispo seguiu para uma rápida visita ao 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAC L), onde foi acolhido pelo Comandante, Coronel Marcelo Marques da Silva Brun, tendo dirigido uma palavra de incentivo e apoio aos seus militares.

Deslocando-se em seguida para a cidade de Santos Dumont, o Arcebispo foi recebido pelo Comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (4º Esqd C Mec), Major Diego Pereira Pedra. Após o almoço com os Oficiais, Dom Fernando pronunciou uma palestra de formação para a tropa reunida e se deslocou para a cidade de São João del Rei, acolhido pelo Comandante do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11ºBI Mth), Coronel Andrelúcio Ricardo Couto.

No dia 26 de outubro, o Arcebispo presidiu uma formatura militar no 11º BI Mth, em recordação aos heróis que dali partiram para a campanha militar na Itália, inclusive o Frei Orlando, Patrono dos Capelães e da Assistência Religiosa, que pertenceu àquela unidade militar. Às 10h, celebrou uma Missa de Ação de Graças na Igreja de São Francisco daquela cidade, com a participação do Bispo Diocesano local, Dom Célio de Oliveira Goulart, do General de Brigada Carlos André de Alcântara Leite e do Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, vindo de Belo Horizonte especialmente para a ocasião. Um almoço festivo no quartel encerrou a visita ao Arcebispo, que recebeu de presente um artístico e significativo quadro a óleo, que retrata o Frei Orlando no contexto da campanha febiana da Itália.

No último dia da visita pastoral, 27 de outubro, novamente em Juiz de Fora, Dom Fernando presidiu, na Igreja de Nossa Senhora da Glória, a celebração do Sacramento da Confirmação a um número expressivo de militares e de alunos do Colégio Militar daquela cidade. Após o almoço festivo, oferecido pelo Gen Bda Leite no refeitório da Brigada, com a participação dos Comandantes das várias unidades e do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, Dom Fernando dirigiu-se ao Rio de Janeiro, de onde embarcou, à noite, para Brasília.

Por Comunicação OMB