Arcebispo Militar visita construções históricas em Porto Príncipe/Haiti – Parte III

Continuando com a sua agenda da visita pastoral a Porto Príncipe/Haiti, na manhã do dia 2 de junho, o Arcebispo Militar do Brasil visitou o Museu Santa Maria, onde teve a oportunidade de conhecer a história do País, através das peças históricas expostas.

Em seguida visitou a construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus, onde havia a antiga Igreja destruída pelo terremoto em 2010, que devastou a capital e maior cidade do Haiti. No local, onde faleceram a Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Porto Príncipe, e muitos seminaristas e agentes pastorais, que morreram vítimas do terremoto ocorrido na cidade, o Arcebispo Militar, acompanhado pelo Gen Ex Araken e pelos Comandantes da Força de Paz, elevaram a Deus a Oração do Pai Nosso em sufrágio pelos falecidos no terremoto. Acompanhava o Arcebispo Militar o mesmo intérprete haitiano que estava com a Dra. Zilda Arns Neumann, no momento do terremoto, que escapou ileso, por ter saído do prédio minutos antes do tremor começar.

Visitou as ruínas da Catedral Notre Dame, que também sofreu com o terremoto de 2010. As ruínas, livres dos escombros, permanecem como um silencioso sinal do terrível cataclismo.

Na tarde daquele dia em Porto Príncipe, os carros-patrulha das forças de paz da ONU abriram caminho para a visita do Arcebispo a Cité Soleil, no coração da capital haitiana. O local é um dos postos avançados dos militares brasileiros. Na ocasião o Arcebispo conheceu as instalações da Base de Cité Soleil, onde presenciou uma demonstração da aeronave remotamente controlada (Drone) e participou de atividades com os militares.

Após uma emocionante homenagem aos militares mortos no terremoto, acontecida junto ao monumento em sua memória, no BRABAT 23º, e de um festivo jantar de despedida, na Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY), o Arcebispo Militar e o Gen Ex Araken, retornaram ao Brasil na manhã do dia seguinte.

Por Comunicação OMB