Aniversário do Vicariato Castrense do Brasil
Brasília-DF – No dia 6 de novembro de 2024, comemora-se o aniversário do Vicariato Castrense do Brasil. Essa organização eclesial tem suas raízes na necessidade de assistência espiritual e religiosa aos membros das Forças Armadas brasileiras, uma demanda que se intensificou durante a 2ª Guerra Mundial. Com o envio da Força Expedicionária Brasileira para o conflito, surgiram os primeiros capelães militares brasileiros, os quais desempenharam um papel fundamental junto aos nossos “pracinhas”, proporcionando conforto e orientação espiritual, principalmente nos momentos mais difíceis.
Durante a campanha na Itália, os capelães militares brasileiros mostraram-se extremamente competentes e sensíveis às necessidades dos soldados. Um grande exemplo desse eficiente trabalho foi personificado no Frei Orlando, que morreu acidentalmente quando levava a comunhão aos soldados no front de combate. O reconhecimento de seu legado foi eternizado com o título a ele concedido de Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro.
O sucesso dos capelães não apenas fortaleceu a ligação entre a Igreja e as Forças Armadas, mas também demonstrou a importância de uma presença religiosa estruturada dentro do contexto militar.
Portanto, sensibilizado da necessidade de uma assistência espiritual contínua aos militares e suas famílias, o governo brasileiro envidou esforços, junto a Santa Sé, para criar uma estrutura permanente que desse sustentabilidade aos capelães militares brasileiros. E a 6 de novembro de 1950, foi eregido canonicamente, o Vicariato Castrense do Brasil.
Contudo, visando aperfeiçoar essa estrutura a fim de permitir o melhor cumprimento da missão da assistência religiosa aos militares, foi assinado em 23 de outubro de 1989, o Acordo celebrado entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil, que estabeleceu o Ordinariado Militar do Brasil, sendo presidido por um Arcebispo da Igreja Católica Apostólica Romana. Já em 2 de janeiro de 1990, a Congregação dos Bispos da Santa Sé homologou a nova estrutura do Ordinariado, passando, inclusive, a abranger as Forças Auxiliares de todo o país (Polícias Militares e Bombeiros).
Fotos: site zheit.com.br
Versão para Impressão