Academia Militar oferece espadim a Nossa Senhora Aparecida
Por ocasião da 10ª Peregrinação Militar a Aparecida, no contexto das festas jubilares dos 300 anos do encontro da pequena Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), situada em Resende, RJ, ofereceu à Rainha e Padroeira do Brasil um espadim, símbolo do Cadete do Exército Brasileiro.
O espadim é uma réplica em miniatura da espada de campanha do Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Recebida pelo Cadete no primeiro ano de sua formação militar na Academia, ela é símbolo da honra militar e recordação perene dos valores que devem estruturar a personalidade do militar brasileiro. Ao final dos quatro anos de seus estudos, em solene formatura, os cadetes devolvem o espadim e recebem então a espada de Oficial, que o acompanhará em sua carreira militar.
Ao final da Missa celebrada pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, no dia 23 de setembro, no Santuário de Aparecida, o General de Divisão Eduardo Diniz, comandante da 2ª Divisão de Exército, e o General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira COSTA NEVES, Comandante da AMAN, ofereceram ao Reitor do Santuário de Aparecida o espadim em um valioso escrínio.
Trata-se de uma homenagem que também é expressão de gratidão, já que, anualmente, a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida desce até a AMAN para participar das festividades da Páscoa Acadêmica, no dia de Corpus Christi. Acompanhou o ato uma representação de Cadetes, em seu uniforme de gala.
Veja o momento da entrega:
Por Comunicação OMB
Versão para Impressão