Academia da Força Aérea celebra a Páscoa dos Militares

Foi celebrada no dia 17 de junho, segunda-feira, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), a Páscoa dos Militares, que tem como objetivo proporcionar ao efetivo da Organização Militar a oportunidade de expressar a religiosidade em eventos festivos, elevar o moral e integrar os militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros).

A atividade é prevista nas normas do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica (SARA) para as Organizações Militares do Comando da Aeronáutica e, tradicionalmente, o evento ocorre em época diferente daquela prevista no ano litúrgico da Igreja Católica, pois já havia passado a data da celebração quando os “pracinhas” (combatentes) da Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornaram da 2ª Guerra Mundial, em 1945, e mesmo já havendo passado a data da Páscoa os chamados “Cobras Fumantes” (como ficaram conhecidos os militares convocados para a guerra) quiseram comemorar a celebração junto às suas famílias.

Então, resolveram fazê-la depois da celebração da Igreja Católica e, para garantir a celebração dos militares, as Forças Armadas realizaram uma missa, na Praça XV, no Rio de Janeiro/RJ naquele mesmo ano. O ato tornou-se uma tradição entre as Forças Armadas e, atualmente, cada Força, incluindo as Forças Auxiliares e demais Corporações, têm a sua data específica para celebrar a Páscoa dos Militares tanto para Católicos, como para Evangélicos e também para Espíritas.

Algumas informações acerca da Páscoa

É a maior e a mais importante celebração da Cristandade e é difundida como o renascimento do cristão. Os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus, o Cristo, depois da sua morte por crucificação. A Quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico e, apenas para citar, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia, que ocorre no dia ou depois de 21 de março (a data do equinócio), e no máximo em 24 de abril, portanto, a sequência de datas varia de ano para ano transformando a Páscoa numa celebração “móvel”.

O evento contemplou três celebrações simultâneas, sendo Missa no Cinema da AFA, Culto Evangélico no Auditório da Divisão de Ensino, e Reunião Espírita no Auditório do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, que teve como celebrantes, respectivamente, o Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, o Tenente Coronel Aviador R1 e Pastor Marcos Campos dos Santos, da Igreja Ministério Cristo Vive, da cidade de Pirassununga/SP, e a Sra. Andréa Andreotti, Vice-Presidente do Centro Espírita Missionário da Luz, da mesma cidade.

Texto redigido por SO BMA Medeiros – Delegado da Cruzada dos Militares Espíritas.