Ação Cívico Social, no município de Uruguaiana/RS, com a Operação Ágata
Nos dias 13 a 23 de junho, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica realizaram a Operação Ágata, que tem como objetivo intensificar a presença do Estado brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuindo para o combate e a redução de ilícitos como: contrabando, tráfico de drogas, de pessoas, de armas e munições, exploração sexual, evasão de divisas, crimes ambientais, roubo de veículos, garimpo ilegal, entre outros.
Além dos combates aos ilícitos, a Operação Ágata, contemplou o município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, no dia 18 de junho, com a visita da Ação Cívico Militar (ACISO), com o intuito de dar assistência e auxílio à comunidade carente daquele município. A ACISO montou um posto médico, para aferição de pressão arterial e orientação sobre higiene bucal, realizou pintura das escolas, manutenção das estradas e ofereceu assistência religiosa a comunidade local. O Exército distribuiu, com a ajuda da Capelania Militar, 500 peças de roupas para as crianças do bairro Mascarenhas de Moraes, doações da Receita Federal.
As tarefas foram finalizadas com a celebração da Santa Missa Campal, presidida pelo Pe. Itamar de Matos Fiuza, 2º Tenente Capelão, que contou com a participação do Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Gen. Bda Wilson Mendes Lauria, que fez a primeira leitura, Comandante da Delegacia Fluvial de Uruguaiana, o Capitão de Corveta Gutemberg Bezerra de Freitas, além dos militares da operação e da comunidade local.
Por Comunicação