Arcebispo Militar abre a Porta da Misericórdia no Ano Santo Jubilar
Movidos com grande fé e o desejo de encontrar o rosto misericordioso do Pai, aproximadamente mil e seiscentos peregrinos participaram ontem (13) da abertura da primeira Porta Santa da Arquidiocese Militar do Brasil, presidida por Dom Fernando Guimarães, no Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Brasília.
DOMINGO DA ALEGRIA!
“Terceiro domingo do advento, domingo da alegria”! Assim se inicia a Santa Missa, celebrada por Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil: “ Que alegria abrir a primeira Porta Santa da Arquidiocese Militar do Brasil, no Santuário da Mãe e Rainha. É Maria que nos abre o coração de Deus no sentido da Porta Santa que vai ser aberta. Maria abre para nós o coração de Deus, nos apresenta Deus Pai como seus filhos, para aprendermos o amor misericordioso de Deus que nos perdoa e nos salva.” Na homilia, Dom Fernando Guimarães, diz: “Cada vez que abrimos nosso coração para receber a misericórdia de Deus, nós transmitimos sua misericórdia, sendo misericordiosos uns com os outros.”
Dom Fernando ressalta que cada recanto desse país onde há militares, seja portador da graça e misericórdia divinas, acorrendo a uma Capelania próxima, lembrou ainda, que o Santo Padre, o Papa, concede indulgência até aos carcerários ao passar pela porta de sua cela, desde que tenha o desejo de conversão!
O pequeno Santuário, tão rico em graças, recebe peregrinos de tantas cidades distantes já que “a Peregrinação é sinal peculiar do Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação,[…] sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige sacrifício e empenho.”
Após a Santa Missa, todos seguem em procissão até a porta do Santuário enfeitada solenemente com um arco de flores. O trompete anuncia jubilosamente a abertura oficial da Porta Santa no Santuário e com o báculo, Dom Fernando Guimarães, bate por três vezes na porta, seguindo o rito: Abre-se a Porta Santa da Misericórdia!
Unido ao Santo Padre o Papa, os eternos peregrinos cruzam o limiar da misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, Ele olha pessoalmente a cada um e está próximo de nós. Ele nos convida“Coragem! Entremos por esta porta!”e nos deixemos envolver pelo olhar da Mãe de Deus! Seu olhar de ternura é pessoal, Ela é Mãe da Misericórdia!
“A doçura de seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo” Vivamos a alegria do encontro com a graça que tudo transforma.
O Capelão e Reitor do Santuário, Pe. Adilson Antonio da Costa, agradece a presença dos Capelães chefes do Serviço de Assistência Religiosa do Exército e da Aeronáutica, Pe. Eudes e Pe. Francisco; Pe. Antonio Emídio, capelão do Hospital das Forças Armadas (HFA), e o Pe. Alexandre Magno, da Paróquia Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, que estiveram presentes e atenderam muitas confissões. Participaram também da solene Celebração o General Farias, o diácono do Bombeiro e militares da Marinha, transportando a imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Por Arlete Roccio e Ir. Adriane Maria A. Barbosa
Versão para Impressão