Crisma, Posse Canônica de Capelão e Visitas do Arcebispo às OMs da Marinha no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro-RJ – Em 14 de novembro de 2024, Dom Marcony Vinícius Ferreira, cumpriu extensa agenda na Guarnição Militar da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro-RJ.
Logo cedo, o Arcebispo visitou as Organizações Militares da Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro (BAMRJ).
Inicialmente recepcionado pelo Vice-Almirante Luiz Roberto Basso, Diretor de Abastecimento da Marinha; pelo Contra-Almirante Alexandre Augusto Lopes Villela de Moraes, Diretor do Centro de Operações do Abastecimento; e pelo Capitão de Mar e Guerra Carlos Eduardo Leitzke Palhares, Diretor da Base de Abastecimento, Dom Marcony presidiu a Santa Missa, ocasião em que foi conferida a posse canônica ao Capelão Naval, 1º Tenente Márcio Miranda, para a Capelania da BAMRJ.
Atendendo ao convite do senhor Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Almirante de Esquadra Carlos Chagas, Dom Marcony, acompanhado do Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Ubiratan de Oliveira Araújo e do Capelão do Batalhão Naval, 1° Tenente Marildo Ferreira da Silva, visitou as Organizações Militares instaladas na Fortaleza de São José, localizada na Ilha das Cobras. Na ocasião, Dom Marcony consagrou o Pavilhão do CFN à Nossa Senhora da Defesa e abençoou as instalações do Museu Histórico do CFN, recentemente reaberto.
O Arcebispo foi, ainda, brindado com uma bela apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Famosa por suas evoluções, os músicos formaram uma “mitra” em homenagem ao Arcebispo.
Por fim, ao cair da tarde, na Capelania Militar Nossa Senhora dos Navegantes, da Casa do Marinheiro, ocorreu a Santa Missa do Sacramento da Crisma para 20 militares e seus dependentes, que foi presidida por Dom Marcony e concelebrada pelos padres, Capelães Navais, Capitão de Corveta Alexsandro, Capelão da Casa do Marinheiro; Capitão de Mar e Guerra Ubiratan; Capitães de Corveta Rodrigo Dionísio, Sérgio e Alexsandro; Capitão Tenente Valterlânio; e 1° Tenentes Márcio Miranda, Guimarães, Adilson, Thiago Lemos e Marcos.
Prestigiou esse evento religioso o Contra-Almirante Humberto, Diretor do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.
Na homilia, o Arcebispo destacou a importância desse sacramento para a vivência da maturidade cristã, confirmando a filiação divina.
Fotos: Serviço de Assistência Religiosa da Marinha
Versão para Impressão