Missa de Ação de Graças pelos 82 Anos do Hospital Central da Aeronáutica
Rio de Janeiro-RJ – Com a criação da Força Aérea Brasileira (FAB) em 20 de janeiro de 1941, surgiu a necessidade de uma assistência de saúde mais eficaz aos seus integrantes. Naquele ano, diversos navios brasileiros foram torpedeados por submarinos alemães, o que levou o governo brasileiro a declarar guerra à Alemanha nazista. Como uma das consequências dessa decisão, houve o confisco de um hospital alemão, localizado no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, que passou a ser de responsabilidade da recém-criada Aeronáutica. A partir desse ato, o hospital foi rebatizado como Hospital Central da Aeronáutica (HCA).
Para celebrar os 82 anos de fundação do HCA, foi realizada, na manhã de 11 de novembro de 2024, uma formatura militar seguida de uma Missa de Ação de Graças.
A Santa Missa foi presidida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, concelebrada pelos padres Capelães Militares, Coronel Nilton Campos, do HCA, e Capitão de Corveta Rodrigo, do 1° Distrito Naval e assistida pelo diácono permanente do Ordinariado Militar do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis.
Na homilia, Dom Marcony destacou que o zelo dos médicos pelos enfermos assemelha-se à conduta de Jesus, que também aliviava o sofrimento e as dores das pessoas.
Prestigiaram a cerimônia a Coronel Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, além de oficiais da ativa e da reserva da FAB. O evento também contou com a participação do Coral “Vozes sem Idade”, do Centro de Convivência da Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG) do Hospital Central da Aeronáutica.
Fotos: PASCOM da Capelania Militar do HCA
Versão para Impressão