23 de Setembro – Dia de Santo Padre Pio

Vaticano – Hoje celebramos um dos santos mais amados da Igreja: São Padre Pio.

O simples frade capuchinho nasceu na Itália, em 1887, na cidade de Pietrelcina. Seu nome de batismo era Francisco. Desde criança, destacava-se por sua admiração por Jesus e por Nossa Senhora e, ainda pequeno, mantinha uma constante rotina de orações. Além disso, sempre foi muito próximo de seu Anjo da Guarda, a quem pedia ajuda para fortalecer seus caminhos no Evangelho. Inclusive, recomendava essa prática às pessoas e, após se tornar padre, aos fiéis.

Aos quinze anos, ingressou em uma ordem religiosa dos franciscanos e adotou o nome de Frei Pio. Foi ordenado padre aos 23 anos, em 10 de agosto de 1910. Nos primeiros anos como frei capuchinho, alguns problemas de saúde o obrigaram a retornar para casa, onde recebia os cuidados de sua mãe. Após a recuperação, voltou ao convento e foi enviado para San Giovanni Rotondo, lugar onde viveu até sua morte.

Compreendendo que sua missão incluía acolher o sofrimento do povo, Padre Pio recebeu os sinais da Paixão de Cristo em seu próprio corpo. Dedicou-se completamente ao ministério da confissão e, por meio desse sacramento, buscava aliviar o sofrimento dos corações. A pedido do Santo Padre, também organizou grupos de oração para combater as tristezas e horrores causados pela II Guerra Mundial.

Além de aliviar o sofrimento espiritual, Padre Pio recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, que ficou conhecido como “Casa do Alívio do Sofrimento” e se tornou referência em toda a Europa.

Em 23 de setembro de 1968, São Padre Pio participou da missa em comemoração aos 50 anos dos grupos de oração que ele havia criado e, pela última vez, foi visto por seus filhos espirituais. Naquela madrugada, retornou aos braços do Pai.

O Papa Francisco rezou diante do seu corpo em 17 de março de 2018.

Fotos e matéria: site Vatican News