Missa em Honra a Nossa Senhora das Dores na Capelania Militar da PMERJ
Rio de Janeiro-RJ – Na manhã de 17 de setembro de 2024, na Capelania Militar Nossa Senhora das Dores, localizada no Quartel General da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), foi celebrada a Santa Missa em honra a Nossa Senhora das Dores, Madrinha dessa corporação, que contou com a presidência do padre, capelão militar, Coronel PM Marcelo de Assis Paiva e a assistência dos diáconos permanentes, Subtenentes PM César Augusto Lima de Andrade e Antônio Campos Valentim.
Um dos momentos mais comoventes da celebração religiosa foi quando os integrantes da Irmandade Arquiepiscopal Imperial de Nossa Senhora das Dores adentraram na capela, ao som da música “Bendita Sejais, Senhora da Dores”, portando cartazes que representam as 7 dores de Nossa Senhora. Em seguida, ocorreu a entronização da imagem de Nossa Senhora das Dores, a qual se caracteriza por possuir 7 facas cravadas no peito.
O motivo pelo qual a PMERJ tem Nossa Senhora das Dores como Madrinha, título esse concedido pelo Príncipe Regente Dom João VI, encontra explicação no fato da capela ter sido erguida no local onde funcionou um antigo presídio feminino. Um lugar escuro e úmido, onde a maioria das detentas morreram de tuberculose. E por causa da dor dessas mulheres, Nossa Senhora das Dores é Madrinha da PMERJ.
Fotos: ASCOM da Capelania Militar N. Sra. das Dores
Versão para Impressão