Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Façamos opção pelo Senhor Jesus!

Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR) 

 

A liturgia do 21.º Domingo do Tempo Comum fala-nos de opções. Lembra-nos que podemos gastar a vida a perseguir valores estéreis ou, em contrapartida, a apostar em valores eternos, capazes de dar pleno sentido à nossa existência. Deus aponta-nos o caminho; mas a decisão final é sempre nossa. 

Na primeira leitura – Js 24,1-2a.15-17.18b –, Josué convida as tribos de Israel reunidas em Siquém a escolherem entre “servir o Senhor” e servir outros deuses. A decisão não é difícil: o Povo viu como Deus agiu, ao longo da história, e está convicto de que só Javé lhe pode proporcionar a vida, a liberdade, o bem-estar e a paz. Diante dos grandes feitos de Deus, o povo responde que não pretende abandoná-lo. Assim renova a aliança com o Senhor, comprometendo-se a viver os mandamentos. Somos sempre interrogados sobre a quem queremos servir: ao projeto de Jesus ou ao “projeto diabólico” que escraviza e oprime? 

O Evangelho – Jo 6,60-69 – encerra o discurso do Pão da Vida, apresenta-nos dois grupos de discípulos com atitudes diversas diante da proposta de Jesus. A quem nós devemos ir? Um deles, ainda prisioneiro da lógica do mundo, está apenas preocupado com a satisfação das suas necessidades materiais e com a concretização dos seus projetos de poder, de ambição e de glória; por isso, recusa a proposta de Jesus. O outro (os Doze), aberto à ação de Deus e do Espírito, está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida. Este último grupo aponta o caminho aos verdadeiros discípulos de Jesus. Somente com os olhos da fé conseguiremos aderir à proposta de vida do Senhor; caso contrário, também murmuraremos. O texto termina belamente com uma profissão de fé do Apóstolo Pedro. As palavras de Jesus ajudam o grupo dos Doze a aceitar seu mistério e manifestar sua fé. Manifestemos nossa confiança e nossa total entrega à Pessoa de Jesus, repetindo as palavras de Simão Pedro: “A quem iremos, Senhor: Tu tens palavras de vida eterna!”. 

Na segunda leitura – Ef 5,21-32 –, Paulo lembra aos cristãos de Éfeso que a opção por Cristo tem consequências também ao nível da relação familiar. Para o seguidor de Jesus, o espaço da relação familiar tem de ser o lugar onde se manifestam os valores do Reino. Com a sua partilha de amor, com a sua união, com a sua comunhão de vida, o casal cristão é chamado a ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja. O amor mútuo entre o marido e a mulher, a exemplo de Cristo, que amou intensamente a comunidade. Quando há verdadeiro amor entre as pessoas, desaparecem servidões e agressões. Assim como Cristo ama sua Igreja, o marido tem um compromisso de amor com a esposa; é convidado a amá-la como parte de si mesmo, e assim os dois serão “uma só carne”. O amor autêntico é a base da união matrimonial. Sem ele não há o sacramento do matrimônio. 

Neste quarto e último domingo do mês de agosto, recordamo-nos da vocação leiga: homens e mulheres que contribuem diretamente na vida de nossas comunidades eclesiais de fé. Ganham destaque aqueles que exercem o ministério de catequista, acompanhando, anunciando e testemunhando para as nossas crianças, jovens, adultos e famílias a Boa-Nova da salvação. 

Ainda hoje a pergunta ressoa em nossos corações: A quem iremos? Com Pedro reconheçamos que o fundamental da pregação de Jesus encontra-se na vida sem fim e no seguimento com fé para que o Espírito Santo continue a gerar vida no mundo e para o mundo. Num mundo faminto de pão e carente de vida plena, queremos professar que ninguém, além do nosso Mestre Jesus, pode saciar nossa fome mais profunda. As palavras de Jesus jamais poderão ser adocicadas. A Palavra de Salvação é como espada cortante, afiada, que exige de nós um “sim” fundamental de vida, e não um “talvez” ou “quem sabe” de uma religião de comodismo.  Quem não quer ter compromisso com Jesus acaba seguindo outro caminho. Só Jesus tem palavras de vida eterna! 

 

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Array

X