Páscoa dos Militares na Guarnição Militar de Florianópolis-SC

Florianópolis-SC – Aconteceu na manhã de 31 de julho de 2024, na Igreja dos Sagrados Corações, no município de São José, região metropolitana de Florianópolis, a celebração religiosa da Páscoa dos Militares da Guarnição Militar de Florianópolis-SC, a qual reuniu militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além de seus respectivos familiares.

A Santa Missa, que contou com a presença de cerca de 800 militares, foi presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira e concelebrada pelos padres Capelães Militares: da Marinha do Brasil, Capitão-Tenente João Roberto; da Força Aérea Brasileira, Capitão Valmir; do Exército Brasileiro, Aspirante Pedro; e da Polícia Militar, Major Marcos. Também estiveram presentes os padres: Valdemar Groh, capelão da reserva e atual pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo; Pedro Koeler, vigário da paróquia Nossa senhora do Carmo e Sedemir Valmor, pároco da paróquia Sagrados Corações.

Em sua homilia, Dom Marcony, inspirado no Evangelho que narra a passagem dos discípulos de Emaús, exortou todos a seguirem com coragem o caminho do cumprimento da missão militar e dos desafios da vida pessoal. Destacou, também, o belo trabalho das Forças Armadas e Auxiliares diante da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. Afirmou estar orando por todos os atingidos, inclusive os militares, os quais, mesmo tendo perdido tudo, estão trabalhando dia e noite para minimizar o sofrimento da população.

Prestigiaram a Santa Missa os Comandantes das Organizações Militares de todas as Forças Armadas e Auxiliares, sendo o mais antigo presente o General de Brigada Márcio Cossich Trindade, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz). Ao término da celebração o Tenente-Coronel João Paulo Gomez Lima da Silva, Comandante da Base Aérea de Florianópolis, entregou a imagem de Nossa Senhora da Defesa ao Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ato que simbolizou a passagem da responsabilidade da montagem desse evento religioso em 2025.

Paralelamente, foram realizados o culto evangélico com a participação de 400 militares e a reunião espírita, que reuniu cerca de 120 militares.

Fotos: ASCOM da Capelania Militar da 14ª Bda Inf Mtz