SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E RETIRO DOS CAPELÃES MILITARES 2023
INDAIATUBA/SP – No período de 8 a 12 de maio, ocorreu o Seminário de Capacitação Profissional e Retiro dos Capelães Militares, no Mosteiro de Itaici, com o objetivo de proporcionar o crescimento espiritual dos Capelães Militares, avaliar a programação da ação pastoral no meio militar, analisar as ações desenvolvidas no âmbito das Capelanias, reforçar a unidade com o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, reforçar a convivência fraterna entre os Capelães Militares e renovar o compromisso ministerial assumido no dia da Ordenação Presbiteral.
Durante a semana, os Padres participavam das Missas que aconteciam na Igreja do Mosteiro, as celebrações eram presididas por Dom Waldemar Passini Dalbello, Bispo Diocesano de Luziânia, concelebrada por Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil. Simultaneamente, os Pastores se reuniam no Teatro Vieira para o Devocional.
O pregador do Seminário de Capacitação, Dom Waldemar Passini, realizou uma palestra para os Padres com o seguinte tema: “VOCAÇÃO E MISSÃO DO CAPELÃO MILITAR À LUZ DA PALAVRA DE DEUS”. Os Pastores se reuniram para um Estudo Bíblico com o Reverendo Hernandes Dias Lopes e o Pastor Darcy Sborowski Junior, em que foi apresentado dois temas “DEUS RESTAURA, MAS NÃO EXPLICA” e “ANSIEDADE. SÍNDROME DE BURNOUT. DEPRESSÃO E SÍNDROME DO PÂNICO”.
Ao longo do dia, os Capelães Militares tiveram alguns momentos de deserto para refletir sobre os temas que foram apresentados e também momentos de partilha para interagir com os demais.
O Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, teve seu momento de encontro com todos os Capelães Militares em que fez uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo Ordinariado Militar do Brasil. “COMO É BOM REUNIR ESTE GRUPO QUE DA A VIDA DENTRO DA FAMÍLIA CASTRENSE”, disse o Arcebispo.
Os Capelães Militares tiveram a oportunidade de receber a visita e assistir a palestra do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, que enfatizou que o Brasil precisa do trabalho dos religiosos como mensageiros da paz, bem como da presença animadora e confortadora à família militar.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida e o Diretor de Assistência ao Pessoal, General de Brigada Sérgio Rezende Queiroz, também realizaram uma palestra reforçando a importância da assistência religiosa.
Aproximadamente 200 Capelães Militares, entre padres e pastores das forças armadas e auxiliares, participaram do Seminário de Capacitação Profissional e Retiro 2023.
MENSAGEM DOS CAPELÃES-CHEFES
FREI ODÉCIO, Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha – Padres e Pastores reunidos no Seminário de Capacitação dos Capelães Militares, é momento de graça, um momento privilegiado, porque nós fazemos uma pausa nas nossas atividades para refletirmos, estudarmos e também redimensionar o nosso trabalho de assistência religiosa. Este encontro representa principalmente o grande fortalecimento da vida do presbitério do Ordinariado Militar em torno do seu Arcebispo, que nos recebe como pai para nos orientar.
PADRE MARCELO JOSÉ, Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Exército – Estar reunido no Seminário de Capacitação dos Capelães Militares, é uma experiência muito importante na vida do capelão (Padres e Pastores), indo de encontro com o Senhor e com os irmãos da fé. Momento de muita alegria, de convivência fraterna e muita oração.
PADRE PIO, Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica – É uma alegria mais uma vez reunir para podermos em comunidade rezar juntos, podermos nos reencontrar, porque são momentos como esse que enriquece o nosso sacerdócio, momento como esse de partilha, de experiência, de nos unirmos também para juntos rezar um pelo outro e crescermos na fé e na experiência, então é de suma importância para o capelão que ele participe deste momento.
PADRE MARCELO PAIVA, Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Polícia Militar – É um encontro que acontece somente uma vez por ano, mas é tão enriquecedor que nos alimenta pelo ano inteiro, as orações, o convívio, as palestras, a presença do nosso Arcebispo que é um verdadeiro pai, espiritual e emocional.
PADRE SERGIO MARCOS, Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Corpo de Bombeiros Militar – É um momento de graça, primeiro por ser um momento de oração, em que nós sacerdotes precisamos desse encontro feliz com o Senhor para nos motivarmos e nos reabastecermos na fé e na oração. Outra motivação, é o encontro com os irmãos, aproveitamos esse momento para poder realizar a feliz convivência com os Capelães que vêm de toda parte do Brasil.
DOM WALDEMAR PASSINI DALBELLO
Questionado sobre a experiência de ter realizado pela primeira vez a palestra para os Capelães Militares, Dom Waldemar respondeu: “Esse primeiro momento do Seminário, justamente a parte que eu acompanhei os presbíteros do Ordinariado Militar, foi muito próximo de outras experiências, porque foi como o Retiro com o Clero, então a alegria do encontro com os sacerdotes, o diálogo espiritual profundo, no qual vamos percebendo a abertura do coração, a restauração das motivações vocacionais de muitos sacerdotes. Por outro lado, a novidade de ser algo específico do Ordinariado Militar, a extensão do Brasil, padres que vêm de muitas regiões e de origens diversas. Eu poderia dizer que a impressão que tive, foi de um momento rico, de muita interação entre os presbíteros, de muita abertura, com a mensagem que trouxemos, a reflexão bíblica, a experiência sacramental que vivemos neste dia e também devocional”.
Veja mais fotos no Flickr OMB:
Fotos: Jeferson Venâncio
Versão para Impressão