Catedral Militar Rainha da Paz comemora seu Jubileu Prata
A Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília/DF, comemorará entre os dias 6 e 15 de dezembro de 2019 o seu 25º Aniversário, Jubileu de Prata. As festividades contará com uma novena, iniciando no próximo dia 06 de dezembro, sendo realizadas celebrações temáticas na Catedral Militar. No dia 15 de dezembro, será celebrada uma missa solene, presidida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães.
Informações:
Local: Catedral Militar Rainha da Paz
Telefone: (61) 3323-3858
Sobre a Catedral Militar
A cobertura do palco que abrigou a visita do papa João Paulo II na Esplanada dos Ministérios em 15/10/1991 é a atual cobertura metálica da Catedral Militar Rainha da Paz. Toda a sua estrutura interior lembra as dependências do palco utilizado na Esplanada dos Ministérios. A escada nos fundos, as rampas, as paredes internas nas cores amarelo e branco (cores da bandeira do Vaticano). A igreja em formato de uma tenda, lembra o abrigo dos militares em campanha (barraca de campanha). Para todo militar é o lugar de segurança, de acolhimento, do recobrar as forças.
No dia 15/10/1991 o Papa João Paulo II deu a bênção à Pedra Fundamental da Catedral. No dia 23/03/1993, Dom Ávila, Arcebispo Militar do Brasil, lançou a pedra em seu lugar definitivo, com missa solene. A partir daquele mês, todos os dias vinte e cinco de cada mês tem sido celebrado em honra à Rainha da Paz.
A Catedral Militar foi inaugurada no dia 12 de dezembro de 1994. Sua arquitetura é do Dr. Oscar Niemeyer. E a grande cruz na entrada, nos lembra que para se chegar ao Reino de Deus é necessário passar pela cruz de Cristo.
Em todos os dias 25 de cada mês se realiza na Catedral Militar Rainha da Paz um grande evento de evangelização. Milhares de fiéis acorrem a esta Igreja para passarem o dia em oração e reflexão. Os padres do Ordinariado Militar do Brasil, que atuam na área de Brasília, atendem os fiéis durante todo o dia no Sacramento da Reconciliação.
No dia 25 de junho, é celebrado o dia de sua Padroeira: Nossa Senhora Rainha da Paz. Nesse dia acontecem missas durante todo o dia e na parte da tarde se realiza a Procissão da Rainha da Paz, no Eixo Monumental. Esta data é celebrada em todo o mundo como o dia da Rainha da Paz, pois foi nesta data que aconteceu a aparição de Nossa Senhora em Medjugorje, na Bósnia.
Foram Arcebispos da Catedral Militar:
1º Arcebispo Militar: Dom José Newton de Almeida Baptista (1963-1990)
2º Arcebispo Militar: D. Geraldo do Espírito Santo Ávila (1990-2005)
1º Bispo Auxiliar Militar: Dom Augustinho Petry (2001-2006)
3º Arcebispo Militar: Dom Osvino José Both (2006 até os dias atuais)
2º Bispo Auxiliar: Dom José Francisco Falcão (2011 até os dias atuais)
Curas da Catedral:
1º Frei Mário Marquez OFMCap – Ten Cel Capl da Aer (1996-2006).
2º Frei José Alves Teixeira – Cel Capl da Aer (2006-2007)
3º Padre Silas Pereira Vianna – Cel Capl Aer (2007 até os dias atuais)