Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Notícias SARM › 03/10/2017

Homenagem da Marinha do Brasil à Nossa Senhora Aparecida

01-10-2017 - CONSAGRAÇÃO DAS ÁGUAS (9)

No primeiro dia dos festejos dos 300 anos de encontro da pequenina imagem de Nossa Senhora da Conceição, nas águas do Rio Paraíba do Sul (outubro de 1717), a Marinha do Brasil, acolhendo uma solicitação da Arquidiocese de Aparecida e do Santuário Nacional, fez-se presente, apresentando à Senhora Aparecida, as águas das principais redes fluviais brasileiras.

Com o tema “das águas aos nossos corações”, o primeiro dia da Novena contou com a participação do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Leal Ferreira, acompanhado por diversos Almirantes e por um representativo grupo de militares da Marinha, bem como de alunos da Escola Naval do Rio de Janeiro. Presente também o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães.

WhatsApp Image 2017-10-01 at 16.30.28

Às 14 horas do dia 1º de Outubro, uma réplica da imagem de Aparecida partiu em procissão fluvial do Porto de Pindamonhagaba, escoltada por duas lanchas da Capitania dos Portos de São Paulo e acompanhada por diversas embarcações particulares, rumo do Porto de Itaguaçu, na entrada da cidade de Aparecida. Alí, ela era aguardada pelos Capelães Militares e por muitos militares da Marinha do Brasil, que organizaram uma bela procissão a pé até o Santuário Nacional.

Às 19 horas, teve início a solene celebração da Novena, presente o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, que acompanhava as várias autoridades da Marinha brasileira. Na procissão de entrada, juntamente com a Bandeira Nacional, o Estandarte da Marinha do Brasil e as bandeiras dos Estados brasileiros, foram levadas as ânforas contendo as águas das principais redes fluviais brasileiras, recolhidas durante o ano pelos Distritos Navais.

O Arcebispo Ordinário Militar do Brasil recitou a oração de consagração e de benção das águas interiores brasileiras, enquanto que o Capelão Naval Frei Odésio OFM apresentava a ânfora contendo as águas do rio Paraíba do Sul, representando os demais rios brasileiros, que já se encontravam aos pés da Nossa Senhora Aparecida, em suas ânforas artisticamente dispostas. Em seguida, uma gaita de foles da Banda dos Fuzileiros Navais executou a Ave Maria. Ao final da celebração, todos ofertaram a Maria uma homenagem de flores.

https://www.youtube.com/watch?v=nkbC4tWPvNg

Na sacristia da Basílica, o Arcebispo de Aparecida e o Arcebispo Ordinário Militar ofereceram ao Comandante da Marinha com sua esposa um fac-símile da imagem da Senhora Aparecida. As demais autoridades militares, presentes ao ato, receberam a medalha oficial comemorativa do Jubileu de 300 anos.
WhatsApp Image 2017-10-03 at 11.52.13
.
Versão para Impressão
X