Notícias SAREx › 17/05/2017

Páscoa dos Militares Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias

Rio de Janeiro. O Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, celebrou, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, missa em comemoração a Páscoa dos Militares. O ato litúrgico foi realizado no dia 11 de maio, às 10h, no auditório do estabelecimento de ensino, e contou com a participação do Cel Lima Gil, Comandante do CEP/FDC; do Cel D’Ávila, Comandante do Centro de Psicologia Aplicada do Exército; do Major Marcelo José, Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Comando Militar do Leste; do Frei Fernando Valadares, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário; da Sra Marli Mazeredo, artista plástica; e dos integrantes do Centro.

A Páscoa dos Militares é celebrada fora de época para que os soldados em missão durante a Semana Santa possam, também, comemorar essa importante data. Essa tradição iniciou quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal.

Após a celebração o Arcebispo percorreu o caminho da Via Sacra, percurso que foi até o alto do forte, no cume do morro, a uma distancia de, aproximadamente, 800 (oitocentos) metros. O trajeto foi percorrido pelo Arcebispo a pé e levou cerca de 50 (cinquenta) minutos até sua conclusão.

O Arcebispo ficou maravilhado com as esculturas das estações da Via, um trabalho elaborado pela artista plástica Mazeredo e também pelo caminho percorrido, em uma área totalmente ecológica, com belezas naturais (mata atlântica, animais originários como sagüis, borboletas exóticas, pássaros diversos, etc),  além da bela visão de um mar aberto e visão panorâmica do entorno do morro  (Cristo Redentor, Pedra da Gávea, morro Dois Irmãos, morro do Pão de Açúcar, Praia de Copacabana com o Forte de Copacabana, Praia de Icaraí em Niterói, ladeada por vários Fortes).

O Arcebispo também visitou a capela de Santo Expedito e Santa Bárbara, onde todo dia 19 de cada mês é realizada missa em memória de santo Expedito e no dia 4 de dezembro é realizada a missa da padroeira da Artilharia, Santa Bárbara.

Mais fotos aqui!

Por Comunicação OMB