Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Mensagem Pontifícia do Santo Padre Papa Francisco – 23.03.2025

PAPA FRANCISCO

ANGELUS

III Domingo da Quaresma, 23 de março de 2025

_________________________

Texto preparado pelo Papa Francisco

Amados irmãos e irmãs, bom domingo!

A parábola que encontramos no Evangelho de hoje fala-nos da paciência de Deus, que nos impele a fazer da nossa vida um tempo de conversão. Jesus usa a imagem de uma figueira estéril, que não deu os frutos esperados e que, no entanto, o agricultor não quer cortar: quer adubá-la de novo para ver «se dará frutos na próxima estação» (Lc 13, 9). Este agricultor paciente é o Senhor, que trabalha com cuidado o solo da nossa vida e espera com confiança o nosso regresso a Ele.

Neste longo período de hospitalização, pude experimentar a paciência do Senhor, que também vejo refletida nos cuidados incansáveis dos médicos e dos profissionais de saúde, bem como nas atenções e esperanças dos familiares dos doentes. Esta paciência confiante, ancorada no amor inabalável de Deus, é de facto necessária na nossa vida, sobretudo para enfrentar as situações mais difíceis e dolorosas.

Entristeceu-me o recomeço dos intensos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, com tantos mortos e feridos. Apelo a que se silencie imediatamente as armas; e que se tenha a coragem de retomar o diálogo, para que todos os reféns sejam libertados e se chegue a um cessar-fogo definitivo. Na Faixa de Gaza, a situação humanitária é novamente muito grave e exige um empenhamento urgente das partes beligerantes e da comunidade internacional.

Congratulo-me, em contrapartida, com o facto de a Arménia e o Azerbaijão terem concordado o texto final do Acordo de paz. Espero que seja assinado o mais rapidamente possível e que contribua assim para o restabelecimento de uma paz duradoura no Cáucaso Meridional.

Com tanta paciência e perseverança continuais a rezar por mim: muito obrigado! Também eu rezo por vós. E juntos imploremos o fim das guerras e a paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano, em Myanmar, no Sudão, na República Democrática do Congo.

Que a Virgem Maria nos proteja e continue a acompanhar-nos na nossa caminhada rumo à Páscoa.

 

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X