1º Dia da Peregrinação das Forças Armadas e Auxiliares Pelo Jubileu da Esperança
Roma-IT – A Peregrinação do Jubileu das Forças Armadas, Polícias e Forças de Segurança, o “Jubileu da Esperança”, levou um grande número de fiéis das capelanias militares brasileiras para a Itália. São 49 leigos, entre militares da ativa e da reserva, pertencentes à Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar e Bombeiros, além de 3 padres e 1 diácono, que estão sendo acompanhados pelo Bispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.
No primeiro dia de peregrinação, 8 de fevereiro de 2025, todos passaram pelas quatro Portas Santas, decretadas pelo Papa Francisco, as quais garantem a indulgência plenária para quem as atravessa. Essas estão localizadas, em Roma, nas Basílicas de São Pedro, de São João de Latrão, de Santa Maria Maior e de São Paulo Fora dos Muros. Também aproveitaram a oportunidade para conhecer os lugares santos existentes no interior dessas basílicas.
Os peregrinos da esperança também visitaram o Museu do Vaticano, onde conheceram o túmulo de Santa Helena, mãe do imperador Constantino, e o corpo embalsamado do Papa João XXIII, que repousa na Basílica de São Pedro.
Às 15h (hora local), ocorreu o encontro das bandas militares das Forças Armadas de mais de 100 países. Na ocasião, essas realizaram apresentações musicais, proporcionando um momento de plena confraternização e grande beleza.
O ponto alto da peregrinação ocorrerá amanhã, 9 de fevereiro, às 10h30 (hora local), com a realização da Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, Polícias e Forças de Segurança, na Basílica de São Pedro, que será presidida pelo Papa Francisco.
Fotos: Peregrinos do Ordinariado Militar do Brasil
Versão para Impressão