- Ordinariado Militar do Brasil - https://arquidiocesemilitar.org.br -

Serviço de Assistência Religiosa da Marinha Promove a VII Jornada Religiosa do SARM

Rio de Janeiro-RJ – Com o tema “Tanatologia: Lidar com as perdas – Espiritualidade lidando com o luto”, a sétima edição da Jornada Teológica do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha (SARM) aconteceu no dia 8 de maio de 2025, no auditório do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), com transmissão ao vivo para várias unidades da Marinha do Brasil.

A abertura do evento foi conduzida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Garcia Arruda, que destacou a importância do evento como um espaço de diálogo entre fé, razão e o serviço militar. Segundo ele, “o militar, antes de ser combatente ou profissional, é uma pessoa com história, vínculos, sentimentos e espiritualidade”.

A Jornada teve como objetivo oferecer um momento de escuta e reflexão sobre o luto, reunindo conhecimentos da teologia e da saúde mental. O Padre Doutor Leonardo Agostini falou sobre a morte e o luto sob a ótica da fé, mostrando como a esperança pode ajudar nesse momento difícil. Logo depois, o Capitão de Mar e Guerra Médico Almir Marcelo Camelo Figueira trouxe uma visão da psiquiatria, oferecendo orientações práticas para acolher, cuidar e seguir em frente diante da dor da perda.

 

 

 

 

 

 

 

Desde 2012, o SARM realiza as Jornadas Teológicas como momentos de formação e acolhimento, sempre com a sensibilidade de reconhecer que o militar é, acima de tudo, um ser humano completo, formado por corpo, mente e espírito.

 

Fotos: Serviçõ de Assistência Religiosa da Marinha (SARM)