Brasília-DF – Em 20 de fevereiro de 2025, na Capelania Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, em Brasília, o padre capelão militar, Major Welbert de Oliveira, presidiu a Santa Missa em homenagem aos 80 anos do falecimento do capelão do Exército Brasileiro, Capitão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército. A cerimônia religiosa foi enriquecida com a concelebração do padre e capelão do Comando Militar do Planalto, Capitão José da Cruz Gomes de Araújo. Estiveram presentes o General de Exército Chalela, Chefe do Departamento Geral do Pessoal e o General de Brigada Trindade, Diretor de Assistência ao Pessoal.
Na homilia, o padre José da Cruz destacou a atuação exemplar de Frei Orlando nos campos de batalha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, quando serviu como capelão da Força Expedicionária Brasileira. Acrescentou ainda que, no dia 20 de fevereiro de 1945, às vésperas da bem-sucedida investida que culminou na conquista de Monte Castelo, Frei Orlando estava a caminho do front para distribuir a comunhão aos combatentes, quando seu jipe ficou imobilizado por uma pedra. No esforço de removê-la, um partisan (membro da resistência italiana ao nazifascismo) tentou deslocá-la a coronhadas, o que ocasionou um disparo acidental da arma, atingindo Frei Orlando no peito. Aos 32 anos, o Soldado de Deus e da Pátria brasileira não resistiu e tombou em solo italiano.
O padre José da Cruz concluiu dizendo que a morte de Frei Orlando representou a perda irreparável de um combatente da fé e de um militar exemplar. Contudo, seus ensinamentos de vida simbolizam os mais altos ideais e as virtudes mais sublimes, que ainda hoje servem de inspiração aos capelães militares do Exército Brasileiro.
Fotos: PASCOM da Capelania Militar São Miguel Arcanjo e Santo Expedito