Ordinariado Militar do Brasil

comunicacao@ordinariadomilitar.org.br

Sede: Esplanada dos Ministérios, Bl O, Anexo 1, Sala 553, CEP 70052-900 - Brasília - DF

Missa é celebrada no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico

Em 29 de novembro de 2021, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico recebeu a visita do Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que trazia consigo uma especial benção apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco para o Capitão de Mar-e-Guerra Mozart Junqueira Ribeiro e toda a tripulação do Capitânia da Esquadra da Marinha do Brasil.

Dom Orani foi recebido pela Arcebispo Militar Dom Fernando Guimarães, pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, pelo Comandante de Força de Superfície, Contra-Almirante Iunis Távora Said e pelo Capelão-chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha, Capitão de Mar-e-Guerra Frei Odécio Lima.

A benção do Papa Francisco foi entregue durante a santa missa celebrada a bordo do navio, com a presença das autoridades e dos militares, onde tomou lugar, ainda, a benção dos novos vitrais que serão instalados na capela de bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico.

O Capitão de Mar-e-Guerra Mozart, Comandante do Navio, ressaltou, em seu agradecimento pela benção apostólica e pela presença das autoridades eclesiásticas, a importância da Assistência Religiosa na vida militar e destacou o fato da capela de bordo do NAM Atlântico ter Nossa Senhora Aparecida como padroeira, invocada sob o título de Rainha do Brasil. O Comandante lembrou também a devoção a São Jorge, presente no navio desde antes de ele ser comissionado pela Marinha do Brasil.

 

Ao proceder a benção dos novos vitrais, Dom Fernando Guimarães salientou que, além da beleza artística, os vitrais possuem figuras ecumênicas: o alfa, o ômega, a cruz, a bíblia, a âncora e a pomba do Espírito Santo, favorecendo assim o uso ecumênico do espaço celebrativo, marca da capelania naval.

Em sua homilia, o Cardeal-Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, exortou os presentes a não se esquecerem do verdadeiro sentido das festas que se aproximam e que devemos agradecer a Deus por conseguirmos passar por 2021, um ano difícil mas onde pudemos sentir a proteção e o amor de Deus por cada um de nós.

Texto:  Padre Thiago Lemos

Fotos: Comunicação – Marinha

Versão para Impressão

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X