FESTA DE SÃO ESTÊVÃO, PRIMEIRO MÁRTIR
PAPA FRANCISCO
ÂNGELUS
Praça de São Pedro
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
________________________________________
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
Renovo a todos vocês meus desejos de um santo Natal. Nestes dias, recebi muitas mensagens e demonstrações de carinho. Quero agradecer a todos de coração: a cada pessoa, a cada família, às paróquias e associações. Obrigado a todos!
Ontem à tarde começou a festa das luzes, o Hanukkah, que nossos irmãos e irmãs hebreus celebram durante oito dias no mundo todo, a quem envio meus melhores desejos de paz e fraternidade.
Saúdo a todos vocês, romanos e peregrinos da Itália e de vários países. Creio que muitos realizaram um percurso jubilar que conduz à Porta Santa da Basílica de São Pedro. É um belo sinal, um sinal que expressa o sentido de nossa vida: ir ao encontro de Jesus, que nos ama e nos abre seu Coração para nos fazer entrar em seu reino de amor, de alegria e de paz.
Esta manhã, abri a segunda Porta Santa, a porta de São Pedro na prisão romana de Rebibbia. Foi como, por assim dizer, “a catedral da dor e da esperança”.
Uma das ações que caracterizam os Jubileus é a remissão das dívidas. Portanto, animo a todos a apoiar a campanha da Caritas Internationalis chamada “Transformar a dívida em esperança”, para aliviar os países sobrecarregados com dívidas insustentáveis e promover o desenvolvimento.
A questão da dívida está ligada à da paz e ao mercado negro de armamentos. Basta de colonizar os povos com armas! Trabalhemos pelo desarmamento, trabalhemos contra a fome, contra as doenças, contra o trabalho infantil. E rezemos, por favor, pela paz no mundo inteiro! Paz na atormentada Ucrânia, em Gaza, Israel, Myanmar, Kivu do Norte e em muitos outros países em guerra.
Desejo a todos um feliz dia de festa. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo!