Corpus Christi no Hospital Central do Exército

Rio de Janeiro (RJ) – 1º Ten Joseph – Cpl Padre do HCE Na manhã do dia 11 de junho, por iniciativa da Capelania do Hospital Central do Exército, foi realizada a celebração do Dia de Corpus Christi.

A expressão Corpus Christi vem do latim. Traduzindo para o português, significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao Sacramento da Eucaristia que é o Memorial da Última Ceia onde se cumpre a ordem de Cristo de celebrá-la para rememorar e anunciar a Sua Paixão, Morte e Ressurreição até que ele venha no último dia para julgar vivos e mortos.

Os católicos acreditam que, durante a Eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, ou seja, que após serem consagrados pelo sacerdote, o pão e o vinho tornam-se em essência no Corpo e no sangue de Jesus Cristo. “Isto É o meu Corpo, tomai e comei, isto É o meu Sangue, tomai e bebei, fazei isso para celebrar a minha memória” (Lc 22, 19).

Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias após a Páscoa e deve acontecer em uma quinta-feira. Essa obrigatoriedade é uma referência à Última Ceia, que aconteceu também em uma quinta. Um marco importante para se definir a data de Corpus Christi é o Domingo da Santíssima Trindade, que acontece oito semanas depois da Páscoa. Na quinta após o Domingo da Santíssima Trindade, é fixada a data de Corpus Christi.

A festa de Corpus Christi é celebrada por católicos e por algumas igrejas anglicanas, mas não faz parte do calendário religioso de cristãos ortodoxos e outras igrejas cristãs.

No entanto, devido ao momento difícil de Pandemia que estamos vivendo, a Capelania do HCE, composta pelos seguimentos Católico e Evangélico, se uniu e realizou um ato ecumênico implorando a Deus proteção, o fim da Pandemia, a fortaleza aos baixados, o repouso eterno aos mortos, a consolação às famílias enlutadas e bênçãos a todo Time HCE.

Após o Ato Ecumênico com a Bênção Pastoral do Capelão Pastor, houve, com alusão ao dia litúrgico Católico da Festa de Corpus Christi, a Benção Solene do Santíssimo Sacramento ministrada pelo Capelão Padre, segundo rito próprio e translado em procissão até a Capela, finalizando, desse modo, o Ato.

A celebração que contou com a presença do Gen Bda Méd José Oiticica Moreira, Diretor do HCE e do 1º Sgt Rafael Diniz Gomes, Adjunto de Comando do HCE, foi transmitida ao vivo pelo Faceboock da Capelania para que todos pudessem acompanhar ao Culto Ecumênico sem a necessidade de aglomerações.

“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses 2. 8-11).

“Que Deus nos dê a Sua Graça e a Sua Bênção,

Em Jesus”

::Veja mais fotos no Flickr OMB::

Texto: Ten Leonardo
Fotos: Cb S Cruz